top of page
capaebook_n17_2000px-small480.jpg
COELHO, André Madruga (ed.); SOUSA, Silvana R. Vieira de (ed.). Juvenes - The Middle Ages seen by young researchers. Évora: Publicações do Cidehus, 2020.
​
Available on the Internet: http://books.openedition.org/cidehus/9351
ISBN: 9791036558658 
DOI: https://doi.org/10.4000/books.cidehus.9351
​
_________________
​

O International Congress for Young Researchers on Middle Ages, que esteve na origem desta publicação, nasceu em 2018 do desejo de alguns colegas ligados à Universidade de Évora em criarem um espaço para discussão multidisciplinar sobre a Idade Média. A abrangência dos nossos percursos e das temáticas de interesse reflectiu-se na intenção de que o ICYRMA fosse um espaço amplo, aberto a jovens investigadores em etapas diversas do seu percurso académico – juvenes, como evoca o título do presente volume –, juntando experiências neste novo fórum. Experiência, não exclusiva à sua dimensão científica, transversal a todos os trabalhos, mas igualmente pelo potencial de um evento nestes moldes na criação de contactos e redes entre jovens investigadores de latitudes distintas.

Norteou-nos uma noção lata de estudos medievais, longe de noções que compartimentem o conhecimento. Transformando esta ideia, de certa forma, numa afirmação e manifesto, de que o estudo da Idade Média, como de qualquer fenómeno humano, ganha com a conjugação de abordagens a partir de várias perspectivas: história, arqueologia, história da arte, literatura, filosofia, filologia, antropologia, etnologia, sociologia, geografia, metodologia, entre outras áreas. Neste sentido, é especialmente importante a colaboração e diálogo entre os investigadores de várias disciplinas, aquilo que precisamente procurámos com este evento.

O volume que agora se disponibiliza procura ser espelho disso mesmo. Reúne parte dos textos apresentados na 1ª edição do ICYRMA e constitui um mosaico de olhares sobre a Idade Média – desde iconografia à análise territorial, do estudo da sociedade ao debate historiográfico, discutindo questões específicas de várias geografias, como a francesa, portuguesa, espanhola ou italiana. Tal como esperamos que o sucesso do ICYRMA se repita por muitas e boas edições, também esperamos que este seja apenas o primeiro volume de uma colecção que traga tanto a colocação de novas e estimulantes questões, como, não menos importante, a possibilidade de repensar velhos temas de novas formas.

A esta iniciativa juntaram-se os apoios institucionais sem os quais este evento não seria possível, que nos cumpre nomear e apresentar o nosso público agradecimento: à Universidade de Évora, através do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades e do Centro de História da Arte e Investigação Artística, à Câmara Municipal de Évora, à Fundação Eugénio de Almeida e à Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Com este encontro e consequente publicação, é dado o primeiro passo no incentivo à cooperação multidisciplinar e internacional entre aqueles que pertencerão às futuras gerações de medievalistas.

De Évora para o Mundo.

​

Os Editores.

bottom of page